www.eroticoeprofano.blogspot.com

domingo, 11 de dezembro de 2011

Sadismo: Uma breve história de conceitos.

"Sadism demands a story, depends on making something happen, forcing a change in another person, a battle of will and strength, victory/defeat." (Laura Mulvey, 1975)


Segundos os dicionários modernos, a palavra sadismo resumo o prazer em causar dor - física ou psicológica - em terceiros, porém o histórico da palavra e do próprio BDSM nos leva além disso, para ser mais exata, ao final do século 18. Batizado em homagem ao escritor frânces Marquês de Sade (que não era BDSMer), a palavra ganhou vida através de personagens e histórias como no romance Justine.
O sadismo ganha com Sade uma conotação erótica-sexual, como em um jogo em que o objetivo é divertir-se através do sofrimento alheio. E, dentro da fantasia, esta prática toma as mais diversas formas: açoitamento, humilhações, estupros, cortes e outros. Logicamente, o sadismo foi classificado como uma parafilia, ou seja, um transtorno psiquiátrico até o nascimento do BDSM que regrou sua prática (o que não eliminou o sadismo patológico).
Talvez, o nascimento do SSC (são, seguro e consensual) tenha sido o evento mais importante para o sadismo depois de sua própria criação e claro, o encontro do sadismo com o masoquismo (valendo lembrar que não é necessário existir um masoquista para que o sádico exista).
É considerado sádico o indivíduo que: Ao longo de um período mínimo de 6 meses, fantasias sexualmente excitantes, recorrentes e intensas, impulsos sexuais ou comportamentos envolvendo atos (reais, não simulados) nos quais o sofrimento psicológico ou físico (incluindo humilhação) da vítima é sexualmente excitante para o indivíduo (Conceito diagnóstico de psiquiatria).


Livros para entender o sadismo:

Justine - Sade
Three Essays on the Theory of sexuality - Freud
The economic problem of masochism - Freud
Instincts and Their Vicissitudes - Freud
Dark Eros: The Imagination of Sadism - Thomas Moore
Erotica: 17Th-18th Century from Rembrandt to Fragonard - Gilles Neret
The history of O - Pauline Reage
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário