O Emblema BDSM
Para muitas pessoas, uma simples imagem; para outros, um desenho bonito.
Mas, pra nós, adeptos do BDSM, este símbolo tem muitos significados, além de todo um enigma por trás dele.
Por isso, vejamos o que ele vem a ser.
O emblema do BDSM na verdade não tem nenhum significado óbvio.
Ele foi criado para gerar todo esse clima de mistério em torno de si.
Uma pessoa comum, que não está a par da prática BDSM e do mundo que ele representa, não saberá, de imediato, o significado da imagem – a não ser a superficialidade comum de se apreciar uma bela jóia ou um objeto interessante, não indo além disso.
Nós, praticantes, podemos usar este símbolo livremente como um “sinal” para outras pessoas que o conhecem, identificando o adepto BDSM onde quer que ele vá.
As três divisões do emblema podem ser analisadas sob 3 aspectos.
- 1º aspecto – a filosofia BDSM
BD – Bondage / Disciplina
DS – Dominação / Submissão
SM – Sadismo / Masoquismo
- 2º aspecto – o modo de comportamento/trilogia do BDSM “SSC“
S – São
S – Seguro (SafeWord, ambiente, físico…)
- 3º aspecto – a comunidade BDSM
Tops – Doms, Dommes, Senhores, Senhoras, Mestres, Mestras
Bottoms – Submissos, Submissas, Escravos, Escravas
Switchers – vivenciadores de ambas as situações de Tops e de Bottoms
Segundo o texto oficial sobre este emblema, este último aspecto citado é o que fundamenta a existência das aberturas colocadas em cada uma das divisões do símbolo.
Tais aberturas também significam que um completa o outro numa relação BDSM, integrando o Dominador e o Dominado.
A forma desse símbolo não é, por mera coincidência, semelhante ao símbolo do Yin e Yang, os pólos de equilíbrio, segundo a filosofia oriental.
Com as curvas mostrando onde começa um e onde termina o outro, dá toda a profundidade de significação do que o BDSM representa para seus adeptos.
Dessa maneira, tem-se a representação concreta dos desejos do que busca completar-se e do que completa, numa ciranda em permanente movimento e evolução.
E o curioso deste símbolo, foi a forma que ele foi idealizado.
De acordo com o site oficial do detentor de seus direitos de uso, nos tempos em que a AOL (America Online) era um “gigante odiado” pelos norte-americanos, o símbolo foi inspirado em uma jóia usada por O em “A História de O”, um clássico BDSM francês, de Pauline Reage.
Mistérios a parte, o símbolo foi todo desenhado em função de todos estes significados demonstrados acima (SSC, Comunidade e Aspecto/Filosofia).
Como a curva de fora do Yin-Yang representa a tênue fronteira onde um termina e o outro começa, então as bordas curvadas nesse caso representam a separação indistinta de B&D, D/s e S&M.
O metal e a cor metálica do medalhão representam as correntes e ferros da relação servidão/propriedade.
Os três campos internos são pretos, representando a celebração do lado obscuro da sexualidade controlado dentro do BDSM.
As linhas curvas propriamente ditas podem ser vistas como uma representação estilizada de um chicote que este balança, ou até mesmo um braço em vias de entregar-se a um erótico spanking.
O círculo que envolve a tudo isso, claro, representa a unidade do todo e do uno de uma comunidade que pretege a si mesma.
Este artigo foi postado quinta-feira, janeiro 31st, 2008 às 3:55 am por Domme Keka
Gostaria de saber se posso postar no meu blog?
ResponderExcluir